Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

pavimento-pelvico

Como identificar os músculos do pavimento pélvico

O pavimento pélvico consiste em músculos e tecidos conjuntivos que sustentam órgãos importantes na pélvis, como a bexiga, o intestino grosso e os órgãos reprodutivos internos. Os músculos do pavimento pélvico mantêm estes órgãos no lugar e proporcionam flexibilidade para ajudar nas funções corporais, desde ir à casa de banho à prática de relações sexuais.

Juntamente com outros grupos musculares importantes na zona central do tronco, por vezes referido como núcleo ou “core”, os músculos do pavimento pélvico permitem que o corpo absorva a pressão externa de ações como levantar ou tossir, protegendo a coluna e os órgãos internos. Adicionalmente, estes músculos ajudam a controlar a função intestinal e da bexiga.

 

Qual a sua função?

Os músculos do pavimento pélvico protegem os principais órgãos da pélvis e permitem controlo muscular. Este controlo oferece a capacidade de apertar e relaxar os músculos do pavimento pélvico, o que permite controlar a bexiga e os intestinos e é isso que nos possibilita adiar uma ida à casa de banho. Os músculos do pavimento pélvico coordenam-se com órgãos como a uretra e o ânus. Apertar os músculos pélvicos estreita a passagem para a uretra ou para o ânus, para que os resíduos não possam escapar. Quando os músculos relaxam, estas passagens alargam-se para permitir urinar e defecar. Músculos do pavimento pélvico saudáveis ​​permitem que a pessoa aperte e relaxe automaticamente, sem pensar nisso. Também é possível controlar estes músculos deliberadamente, como flexionar o bíceps. Os músculos do pavimento pélvico têm diferentes funções nas mulheres e nos homens. No caso específico das mulheres estes músculos servem para:

  • Apoiar a bexiga, uretra, vagina, útero, intestino grosso, reto e ânus.
  • Apertar e relaxar para controlar quando faz urina, fezes ou gases.
  • Ajudar no fluxo sanguíneo e nas contrações vaginais durante o sexo e o orgasmo.
  • Apoiar o parto vaginal durante o parto.

 

Onde estão localizados?

Os músculos do pavimento pélvico formam a base de um grupo de músculos conhecido como núcleo ou “core”. Os músculos do núcleo incluem os músculos do pavimento pélvico, músculos abdominais, músculos das costas e o diafragma (o músculo que controla a respiração). Em conjunto, estes músculos ligam-se à pélvis e à coluna, criando estabilidade em todo o centro do corpo. Os músculos do pavimento pélvico vão do osso púbico na frente do corpo até o cóccix nas costas.

 

Distúrbios associados

Existem múltiplos distúrbios que podem ser resultado de músculos do pavimento pélvico excessivamente relaxados ou enfraquecidos. Por outro lado, músculos excessivamente apertados também causam problemas. O objetivo é o equilíbrio. Os músculos do pavimento pélvico devem ser fortes o suficiente para estabilizar o núcleo e proteger os órgãos, mas flexíveis o suficiente para alongar e relaxar.

 

Músculos do pavimento pélvico fracos

Os músculos do pavimento pélvico podem enfraquecer como resultado de uma lesão ou de um trauma, incluindo cirurgia ou parto, pois durante uma gravidez é colocada muita pressão nestes músculos. A atividade profissional também pode causar o enfraquecimento dos músculos, devido ao seu uso excessivo, por exemplo, devido ao levantamento de cargas pesadas de forma repetida. Algumas condições de saúde também podem enfraquecer os músculos, como a tosse crónica ou a obstipação. Algumas condições médicas como a diabetes também podem desempenhar um papel no enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico. Por fim, os músculos podem ficar mais fracos devido a alterações hormonais durante a menopausa e perdem força como parte natural do envelhecimento.

O enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico pode levar às seguintes condições:

  • Incontinência de esforço: perda de urina ao rir, tossir, espirrar ou levantar peso. É mais comum após o parto ou quando houve uma lesão na pélvis.
  • Incontinência de urgência: Sentir o desejo frequente de fazer xixi e ser incapaz de segurá-lo.
  • Incontinência fecal: Esforço para controlar os movimentos intestinais.
  • Incontinência anal: Esforço para controlar os gases.
  • Prolapso de órgãos pélvicos: Órgãos pélvicos sem suporte, como útero, reto e bexiga, salientes na vagina ou causando uma saliência na abertura da vagina. Esta condição é mais comum após a menopausa.

Músculos pélvicos muito apertados

Um pavimento pélvico hipertónico, ou seja, quando os músculos pélvicos são muito apertados, é uma condição menos comum. A pouca elasticidade dos músculos pélvicos pode criar obstipação ou dificuldade de evacuar, dor pélvica, dor nas costas ou nas ancas/pernas, relações sexuais dolorosas e dificuldade em urinar ou urgência/frequência urinária. Os músculos pélvicos muito tensos podem estar associados a traumas sexuais, outros tipos de traumas ou acidentes, parto, stress e outras condições ginecológicas.

 

Tratamento

Os exercícios do pavimento pélvico, ou kegels, são frequentemente usados ​​para fortalecer os músculos do pavimento pélvico. Os kegels exigem apertar e relaxar rotineiramente os músculos pélvicos para desenvolver controlo de forma gradual. Os kegels também podem ser usados para tratar problemas de incontinência. Dependendo da condição, pode não ser recomendado fazer kegels sem a orientação de um profissional de saúde. Por exemplo, as mulheres não devem fazer exercícios de Kegel se sofreram uma lesão ou distensão dos músculos do pavimento pélvico recentemente (por exemplo, durante o parto).

Existem dispositivos disponíveis para ajudar a fortalecer os músculos pélvicos como os pesos vaginais/bolas de Kegel. Estas bolas são desenhadas para serem introduzidas na vagina e mantê-las no lugar durante as atividades normais do dia a dia, o que ajuda a fortalecer gradualmente os músculos do pavimento pélvico. A fisioterapia também pode ajudar no tratamento dos músculos do pavimento pélvico, permitindo melhorar a coordenação e o fortalecimento dos principais grupos musculares do núcleo. Em alguns casos pode ser recomendada cirurgia. O prolapso de órgãos pélvicos pode exigir cirurgia reconstrutiva para fixar os órgãos pélvicos ou um procedimento obliterativo como a colpocleise. Neste procedimento, as paredes vaginais são costuradas para evitar que os órgãos se estendam para fora da vagina.

 

A maioria das mulheres não pensa nos músculos do pavimento pélvico até que surja um problema médico. Não esperes até que apareça um problema, como a incontinência ou um prolapso, para começar a cuidar do teu pavimento pélvico. Exercitar os músculos pélvicos dar-te-á maior controlo sobre a função da bexiga e do intestino. Os exercícios do pavimento pélvico podem potencialmente melhorar a função sexual, a excitação e a intensidade de teus orgasmos. É recomendado que incluas a manutenção dos músculos do pavimento pélvico na tua rotina de exercícios.