Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

Doar óvulos

Doar óvulos: Técnicas e efeitos secundários

Em Portugal, a técnica de doar óvulos está totalmente regularizada e submetida a estudos detalhados e controlos, descartando doenças, infecções e distúrbios genéticos.

Em que consiste?

O milagre da vida pode tornar-se realidade para muitas mulheres graças à doação de óvulos, um processo em que uma mulher doa os seus óvulos para a técnica de reprodução assistida. Doar óvulos é um ato voluntário e a idade ideal para o processo são entre os 18 e os 35 anos. A doação só pode ser feita em centros autorizados de cada região.

Doar óvulos não é um processo doloroso, mas é um pouco mais demorado e delicado em comparação com a doação de esperma. Raramente acontece, mas alguns dos sintomas que a dadora pode sentir depois da extração de óvulos poderião ser dores semelhantes às do período.

Em Portugal a compensação que se dá à dadora costuma ser entre os 843 euros pelos incómodos causados à paciente. Em cada país a compensação pode variar.

Una vez que se ha realizado la donación, a través de técnicas especiales de laboratorio, se utilizan para generar los embriones. Los ovocitos sobrantes después del proceso de donación son congelados para un uso posterior, manteniendo los mismos elementos y características de los ovocitos utilizados en fresco.

Após ter sido feita a doação, através de técnicas especiais de laboratório, serão gerados embriões. Os restantes ovócitos são congelados para um uso posterior, mantendo os mesmos elementos e características dos ovócitos recém recolhidos.

 

Doar óvulos rapariga corrimão

A vitrificação de ovócitos  está indicada para mulheres com uma idade mais avançada que decidiram adiar a maternidade e, por isso, têm uma reserva baixa de óvulos, mulheres com menopausa prematura e em alguns casos alterações genéticas ou abortos repetidamente de forma inexplicável. Alguns efeitos secundários, ainda que raros, uma vez que a medicação é muito mais suave, seriam dores de cabeça, vómitos, diarreia e ador abdominal.

No IVI Portugal já nasceram mais de 160.000 crianças.

Doar óvulos mulher

As técnicas utilizadas

As técnicas mais utilizadas são:

  1. Inseminação artificial: Geralmente a taxa de gravidez depois de 3 tentativas é de 20-25%
  2. Fertilização in vitro (FIV)Neste caso as probabilidades de êxito são muito maiores que na inseminação artificial, já que se consegue até 87% de gravidezes depois de 3-4 tentativas.
  3. Doar óvulos: Através desta técnica conseguimos uma taxa de êxito reprodutivo maior, uma vez que se pode alcançar os 97% de pacientes grávidas numa terceita tentativa.

Ser mãe é um dos momentos mais importantes e enriquecedores que a vida te oferece e não conseguir sê-lo provoca ansieadade e sofrimento a muitos casais, mas graças ao avance científico temos os meios para consegui-lo graças à importância de doar óvulos.

Se tiveres qualquer dúvida, teremos todo o gosto de atender-te no IVI Doa.