Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

Infertilidade Imagem Principal

As 10 perguntas mais frequentes sobre a infertilidade

Actualmente, existem muitos mitos sobre a infertilidade em homens e mulheres, e sobre a incapacidade de ter filhos. Entre nós, vamos responder às 10 perguntas mais habituais sobre este tema.

1- O que é a infertilidade e esterilidade?

Há uma confusão generalizada entre os dois termos, mas medicamente a distinção é clara.
Esterilidade: é a incapacidade de um indivíduo ou de um par de conceber
Infertilidade: impede um casal que consegue uma gestação de completar a gravidez com um recém-nascido.

2- Afecta muitos casais?

Cerca de nove em cada dez casais em idade fértil que têm relações sexuais regulares engravidar durante o primeiro ano. Cerca de 260 a 290 mil casais portugueses sofrem de infertilidade, ou seja, entre 9% a 10%.

Infertilidade casal óculos

3- Quais são as causas da infertilidade?

A infertilidade é um diagnóstico médico que envolve um diagnóstico; devem-se procurar as causas médicas, mesmo que nem sempre sejam evidentes. (Infertilidade de origem desconhecida). Podemos distinguir dois tipos de forma mais clara:

Carácter social o que devemos definir como “adiar ou atrasar a maternidade”, o que é de decisão própria. Ou seja, dentro das causas da infertilidade não está a causa social.

Por razões médicas, geralmente todas as possíveis causas agrupamo-las em factores:

4- Factores psíquicos podem ser causadores de infertilidade?

à influência que podem ter distúrbios emocionais na reprodução não é conhecida, mas pode afetar o eixo hormonal das mulheres. Deve ser tratado porque prejudica a qualidade de vida do casal.

5-  Em que medida a idade afecta a fertilidade feminina?

A maturidade física e mental das mulheres faz com que a idade ideal para ter filhos seja entre vinte e cinco e trinta anos. Mas hoje os casais decidem ter filhos após esta idade, devido em grande parte à incorporação das mulheres no mercado de trabalho.

A partir dos  trinta e cinco anos, a fertilidade feminina diminui significativamente e dos 40 aos 41 anos, a possibilidade de gravidez é excepcional.

6-  Quem costumam ser os responsáveis da infertilidade, os homens ou as mulheres?

Esta é uma pergunta muito comum, podemos dizer que 40% será por causas masculinas: alterações na área testicular, obstrução de tubos, patologias da próstata, alterações na ejaculação ou ereção e alterações no sémen. Outros 40% serão por causas femininas, tais como a idade tardia para ter filhos, menopausa precoce, a endometriose, obstruções ou lesões das trompas de falópio, anomalias uterinas e problemas cervicais ou ovulatórios. Os 20% remanescentes são misturados ou combinados de causas, em que os dois são responsáveis.

No IVI preferimos falar sobre as causas ou razões do casal, porque, seja o problema que for, a colaboração dos dois membros é essencial.

7- Actualmente há uma diminuição da fertilidade?

Fertilidade masculina tem-se deteriorado devido a uma diminuição na contagem de espermatozóides e mobilidade dos mesmos. São bastantes os casos de homens que, tendo feito uma vasectomia, ao mudar de parceira, querem voltar a ser férteis. Para os casos de mulheres que decidem procurar a maternidade na velhice, tentativa de gravidez espontânea quando sua fertilidade diminuiu são freqüentes.

8- Tem a infertilidade a ver com a diminuição da natalidade em alguns países?

Nos países desenvolvidos, existem alguns fatores que podem afetar negativamente a produção de espermatozóides como o álcool, o tabaco, a poluição, substâncias e aditivos que contêm os alimentos, como é o caso das hormonas para engordar o gado, pesticidas, etc.

Outros aspectos relacionados com mudanças no estilo de vida mais significativas seriam: a incorporação das mulheres no mercado de trabalho, atraso a idade da primeira gravidez, etc.

9- Até que idade os homens e as mulheres podem ter filhos?

Não podemos definir uma idade específica, cada caso varia e existem diferentes fatores, tais como saúde, fitness, situação emocional em que se encontra, etc. Mas podemos dizer que, no caso das mulheres o limite de idade para a fertilidade seriam os 40-41 anos, já que a partir dos 40 todas as complicações da gravidez são aumentadas.

10- Há solução para a maior parte dos casos?

Como dissemos anteriormente cerca de 9% a 10% dos casais portugueses sofrem de infertilidade e graças à equipa IVI 90%  desses formam uma família sem nenhum problema.

Infertilidade Sapatos Bébé