Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

flora vaginal

Como recuperar a flora vaginal

A flora vaginal é um conjunto de microrganismos presentes na vagina, que formam um ecossistema de bactérias benéficas e essenciais para a saúde íntima feminina. Uma flora vaginal saudável contém grandes quantidades de bactérias benéficas que ajudam a combater infeções e permitem manter a lubrificação natural da vagina. Alterações na flora vaginal podem criar alterações no odor vaginal ou alterações na cor do corrimento, associadas a desconforto pélvico, comichão ou ardor. De seguida, damos-te 8 dicas sobre como recuperar a flora vaginal.

 

1. Proteger o equilíbrio do pH vaginal

Normalmente, o pH vaginal é de cerca de 3,8 a 4,5. Alterações no pH da vagina permitem o desenvolvimento de infeções bacterianas. Uma vagina saudável tem um pH ácido. Quando os níveis de acidez diminuem, a composição bacteriana da vagina pode dar origem a infeções. Se o odor vaginal se alterar e tiver um cheiro forte ou desagradável, a mulher deve consultar um médico ginecologista. Adicionalmente devem ser evitados sabonetes ou géis de banho agressivos na vulva e não devem ser utilizados dentro da vagina, pois estes produtos podem afetar o equilíbrio saudável do pH.

 

2. Praticar sexo seguro

A utilização de preservativo, seja o preservativo masculino ou o feminino, ajuda a proteger contra infeções sexualmente transmissíveis (IST), como o HIV, o herpes genital, a sífilis, a gonorreia, as verrugas genitais e a clamídia. Algumas destas infeções, como o HIV e o herpes genital, não têm cura. Outras infeções, como o vírus do papiloma humano (HPV) causam verrugas genitais e podem ser uma causa de cancro. Durante as relações sexuais, o preservativo deve ser trocado ao mudar do sexo oral ou anal para o sexo vaginal, para evitar a introdução de bactérias nocivas na vagina. Também deve ser evitada a partilha de brinquedos sexuais com o parceiro.

 

3. Exames ginecológicos regulares

A realização de exames ginecológicos regulares é extremamente importante para manter a saúde vaginal. O primeiro exame ginecológico deve ser realizado quando a mulher entra em idade fértil. Os médicos especialistas recomendam que as visitas ao ginecologista sejam realizadas com alguma periodicidade desde a entrada na idade fértil, pelo menos para realizar um check-up anual. Estas consultas e exames permitem prevenir possíveis doenças e esclarecer qualquer dúvida que jovens mulheres possam ter. No entanto, existem momentos-chave após os quais é aconselhado ir a uma consulta. Alguns dos principais motivos são o aparecimento do primeiro período, a primeira relação sexual, alterações na palpação da mama ou quando é percetível uma alteração nas secreções vaginais.

 

4. Tratar as infeções imediatamente

Os três tipos de infeções vaginais mais comuns são a infeção por fungos, a vaginose bacteriana e a tricomoníase. Quando existem sintomas de uma infeção fúngica, a mulher deve consultar o seu médico o mais rapidamente possível. A vaginose bacteriana é causada pelo supercrescimento bacteriano na vagina, e a tricomoníase é uma infeção causada por um parasita e é sexualmente transmissível. O tratamento destas infeções é crucial, pois se estas não forem tratadas podem levar a problemas de saúde reprodutiva dolorosos e graves. As mulheres que tenham tido anteriormente uma infeção vaginal e tiverem sido expostas ao HIV, têm maiores probabilidade de contrair uma infeção.

 

5. Usar lubrificante

A lubrificação é uma parte importante da relação sexual. Sem a lubrificação, a pele dos lábios e da vagina pode ficar irritada. Embora a lubrificação vaginal geralmente ocorra naturalmente durante a excitação feminina, algumas mulheres não produzem lubrificante natural suficiente. Neste caso, a mulher deve usar um lubrificante artificial para reduzir o atrito e aumentar o prazer. Se a mulher estiver a tentar engravidar, certos lubrificantes podem interferir com o esperma e dificultar a conceção. Neste caso, recomenda-se o uso de um produto com pH neutro. Se a mulher não estiver a tentar engravidar, os lubrificantes à base de água, à base de silicone e à base de óleo são uma boa opção, dependendo das suas necessidades. Se a mulher precisar de um pouco mais de lubrificação, os produtos à base de água são uma excelente opção. Se sentir secura vaginal, deve considerar um produto à base de silicone ou à base de óleo. Se forem utilizados preservativos para proteção, então não devem ser utilizados lubrificantes à base de óleo, pois podem levar a que o látex dos preservativos se rompa. É importante referir que nunca deve ser utilizada vaselina ou óleo de bebé dentro da vagina. Estes produtos causam inflamação e podem provocar uma infeção.

 

6. Usar roupa interior adequada

A vagina deve ser mantida limpa e seca e a roupa interior utilizada tem muita influência. Alguns tipos de tecidos e roupas justas criam condições quentes e húmidas nas quais as bactérias prosperam. Devem ser utilizadas roupas íntimas de algodão respiráveis ​​e evitar o uso de tangas. Se a mulher for propensa a infeções fúngicas, deve trocar o fato de banho molhado e a roupa de exercício transpirada o mais rapidamente possível.

 

7. Manter uma boa higiene

Após uma ida à casa de banho, é importante limpar da frente para trás para evitar a contaminação bacteriana da vagina e diminuir o risco de infeção da bexiga. Os pensos higiénicos e os tampões devem ser trocados regularmente durante o período menstrual. Não existe problema em usar pensos diários para absorver o corrimento vaginal normal, desde que sejam trocados com frequência. No entanto, é importante notar que a utilização frequente de pensos diários pode causar irritação vulvar.

 

8. Manter uma dieta saudável

Fazer uma alimentação saudável e beber água em quantidade suficiente são ações fundamentais para a saúde vaginal e reprodutiva. Alguns alimentos podem ajudar a combater problemas de saúde vaginal. O iogurte pode potencialmente ajudar a prevenir infeções fúngicas e auxiliar no seu tratamento. Os iogurtes ricos em probióticos (bactérias) Lactobacilli podem ajudar a manter uma flora vaginal saudável. As mulheres que são propensas a infeções do trato urinário, podem beber sumo de arando vermelho diariamente ou tomar suplementos feitos à base desta baga.

 

Manter a flora vaginal saudável é extremamente importante para a saúde íntima feminina. Um ecossistema equilibrado ajuda a prevenir o surgimento de infeções e potenciais problemas de fertilidade feminina. Deves estar atenta a alterações na flora vaginal e consultar regularmente o teu médico ginecologista para realizar a prevenção contra possíveis infeções.