Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

infeção do trato urinário o que tomar

Bagas para prevenir a infeção do trato urinário

A infeção do trato urinário é uma doença incómoda que afeta mais as mulheres do que os homens. Felizmente, a maioria destas infeções podem ser tratadas em casa, com antibióticos, uma hidratação correta e possivelmente analgésicos e/ou anti-inflamatórios. Embora o tratamento seja simples, o melhor é prevenir. Para isso, é importante saber o que tomar no caso de uma infeção do trato urinário. As bagas são uma opção saudável e natural.

 

O que é uma infeção urinária?

Uma infeção urinária afeta os órgãos do trato urinário, podendo afetar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite). A cistite, ou seja, a infeção na bexiga, é a mais comum e é provocada por bactérias que penetram na uretra. Por sua vez, as uretrites são provocadas, normalmente, por agentes infeciosos transmitidos por via sexual. A pielonefrite é o caso mais grave. Ocorre quando as bactérias ou microrganismos se instalam no rim, após entrarem pela uretra e passarem pela bexiga. Neste caso, trata-se de uma infeção grave e é necessário recorrer de imediato ao médico.

 

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas sentidos variam conforme o órgão afetado pela infeção. No caso de infeção na bexiga, os sintomas mais comuns são ardor ou dor ao urinar, vontade de urinar muitas vezes, apesar de ser em pequenas quantidades e urina com aspeto turvo e/ou com mau cheiro. As infeções da uretra normalmente provocam ardor ao urinar e corrimento esbranquiçado, amarelado ou transparente. No caso das infeções no rim, os sintomas são bastante mais graves e, como tal, exigem um tratamento prolongado. Neste caso, as mulheres costumam ter febre, náuseas ou vómitos e dor no rim afetado, geralmente descrita como dor no fundo das costas.

 

Bagas para prevenir infeções

Foram realizados estudos que indicam que o sumo de uma baga em específico tem uma taxa de sucesso de 73% na ajuda à proteção do trato urinário contra infeções causadas por bactérias. Teoriza-se que esta proteção advém da sua ação impeditiva contra as bactérias que se pretendem fixar às paredes do aparelho urinário e que, consequentemente, causam lesões. Estamos a falar do arando vermelho. O sumo do arando vermelho pode ser tomado na sua forma líquida ou em cápsulas com extrato em pó.

 

Arando vermelho

O arando, também chamado de airela, oxicoco ou mirtilo-vermelho pertence à mesma família do mirtilo. Nasce em pequenos arbustos com meio metro de altura e a sua produção normalmente provém dos Estados Unidos da América ou do Chile. Em Portugal, é mais fácil encontrar esta baga à venda nos supermercados durante o inverno, entre os meses de novembro e fevereiro. No entanto, é sempre possível encontrá-los ao longo do ano, sob a forma de passas. Como passas, mantêm todos os seus benefícios nutricionais, porém, são mais calóricos, devido à quantidade acrescida de açúcares. Também é possível adquirir arando em lojas de produtos naturais em forma de cápsulas ou xaropes.

Para prevenir as infeções do trato urinário, o sumo de arando deve ser consumido sem açúcar, três vezes ao dia (cada copo com cerca de 204 ml) ou deve-se consumir 400 mg de bagas duas a três vezes por dia.  Devido ao seu sabor ácido, pode-se juntar ao sumo natural um pouco de laranja ou limão.

 

Propriedades do arando vermelho

O arando vermelho ajuda a eliminar microrganismos do trato urinário devido aos seus componentes ativos. Esta baga é composta por proantocianidina tipo A, vitamina C e taninos que lhe conferem propriedades depurativas e diuréticas, bem como propriedades antisséticas.

Os arandos vermelhos são especialmente ricos em proantociandina tipo A, um antioxidante natural que também pode ser encontrado no chocolate e nas uvas. Este antioxidante forma uma barreira entre as bactérias e os tecidos do trato urinário, impedindo que os agentes infeciosos se fixem nas membranas mucosas. Isto é especialmente vantajoso para a prevenção e tratamento de cistites, ou seja, infeções na bexiga, pois estas ocorrem devido à passagem das bactérias intestinais, que fluem através da urina e que penetram na uretra. De facto, 90% dos casos de cistite são causados pela bactéria Escherichia coli (E.Coli).

 

Benefícios do arando vermelho

O efeito escudo proporcionado pelo arando vermelho oferece claros benefícios na prevenção de infeções urinárias, mas não só. A barreira criada pelos antioxidantes presentes nesta baga também protege o estômago e o intestino de úlceras e é ainda apontada como tendo uma potencial ação preventiva contra o cancro. Adicionalmente, os antioxidantes, a vitamina C e os taninos presentes no arando ajudam a prevenir cáries, gripes e constipações. A par da prevenção de infeções do trato urinário, alguns dos principais benefícios dos arandos vermelhos são:

– Ajudar a manter uma boa saúde cardiovascular

Os arandos possuem antocianinas que podem ajudar a diminuir o colesterol LDL (colesterol mau) e aumentar o colesterol HDL (colesterol bom). Adicionalmente, o seu teor de antioxidantes e o seu efeito anti-inflamatório ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e a diminuir a pressão arterial.

– Prevenir a formação de úlceras

O consumo de arando pode, de acordo com estudos realizados, ajudar a reduzir a infeção provocada pela bactéria Helicobacter pylori. As antocianinas presentes nesta baga têm um efeito antibacteriano e evitam que esta bactéria cause inflamação no estômago e úlceras.

– Diminuir os níveis de açúcar no sangue

O arando pode ajudar a manter a função correta das células pancreáticas responsáveis por secretar insulina, devido ao seu teor de flavonoides. Desta forma, um consumo regular melhora a sensibilidade à insulina e permite ajudar a diminuir o açúcar no sangue.

 

Consumo excessivo de arando vermelho

A moderação é sempre a melhor política. Um consumo exagerado de arando vermelho, em qualquer das suas formas, pode levar a alterações gastrointestinais como diarreia, vómitos e dor abdominal.

 

As infeções urinárias normalmente não são graves e o seu tratamento é simples. O consumo de arando deve ser visto como um complemento natural à medicação prescrita pelo médico para tratar a infeção. Geralmente, o tratamento base é realizado com antibióticos, sendo possível tomar anti-inflamatórios ou analgésicos para aliviar a dor e desconforto. As infeções devem ser diagnosticadas através de exames à urina. Nas mulheres grávidas, as infeções urinárias são particularmente frequentes e devem ser tratadas mesmo que não existam sintomas, pois constituem riscos consideráveis para a saúde da gestante e do feto. Se pensas que podes ter uma infeção urinária, consulta o teu médico.