Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

corrimento vaginal

Tipos de corrimento vaginal

O corrimento vaginal é normal e acontece devido ao normal funcionamento do organismo. O chamado corrimento vaginal fisiológico é normal, mas existem também tipos de corrimento que podem estar relacionados com determinadas patologias e, como tal, devem ser monitorizados e devidamente avaliados por um médico. De seguida, explicamos-te tudo o que precisas de saber sobre os tipos de corrimentos que podem surgir ao longo da tua vida.

Corrimento vaginal normal

Quando uma mulher entra na idade fértil, é normal que comece a ter corrimento vaginal fisiológico. O corrimento é uma secreção cuja função é lubrificar e manter a vagina limpa para evitar o desenvolvimento de infeções. É formado pela combinação de bactérias presentes de forma natural na flora vaginal e de células mortas da vagina, juntamente com secreção de muco. A presença de corrimento normal é diária, mas o volume do mesmo pode variar bastante, pois está relacionado com a estimulação hormonal que difere consoante o momento do ciclo menstrual da mulher.  O corrimento é estimulado por estrogénio e, como tal, quando a produção de estrogénio aumenta também é percetível um aumento do volume de corrimento vaginal fisiológico. Isto tende a acontecer maioritariamente durante a gravidez, quando a mulher toma uma pílula anticoncecional à base de estrogénio, ou alguns dias antes da menstruação.

Considera-se normal o corrimento vaginal que é, de forma geral, de cor esbranquiçada ou transparente e sem odor ou com um odor muito subtil. Quando se verifica a presença de mau cheiro e cor branca, amarela, esverdeada, cinza ou castanha, deve ser realizada uma avaliação por um médico ginecologista. Da mesma forma, deve ser consultado um médico mesmo se o corrimento tiver aspeto normal, mas se for acompanhado de outros sintomas como irritação, dor ou ardor e vermelhidão ou comichão na vagina e/ou vulva.

Corrimento branco

Quando o corrimento tem uma cor branca e uma textura espessa, parecida a leite coalhado, pode ser um sintoma de uma infeção. Este tipo de corrimento pode ser acompanhado de outros sintomas como vermelhidão, comichão e ardor na região da vulva e da vagina. Adicionalmente, também pode ter mau cheiro.

A principal causa deste tipo de corrimento é a infeção pelo fungo Candida albicans, responsável pela candidíase vaginal. Note-se que este tipo de cor e espessura também pode ser indicativa de uma vaginose bacteriana, provocada por uma alteração na microbiota vaginal que leva ao desenvolvimento de uma maior quantidade de bactérias Gardnerella sp. Nestes casos, o corrimento costuma ter um odor muito forte. Em qualquer dos casos, deve ser feita uma avaliação por um médico ginecologista. Em algumas mulheres, o corrimento branco ocorre como parte natural do seu ciclo menstrual normal devido às alterações hormonais e, neste caso, não é necessário realizar qualquer tipo de tratamento. Por outro lado, quando a causa é uma infeção por um fungo ou bactéria, o médico ginecologista precisa de identificar o agente infecioso para prescrever o tratamento adequado, podendo ser necessária a toma de antibióticos ou antifúngicos na forma de pomada ou comprimido.

Corrimento cinza

De uma forma geral, o corrimento cinza resulta de um desequilíbrio da microbiota vaginal. Este desequilíbrio leva ao desenvolvimento de vaginose bacteriana, devido a uma diminuição da quantidade de lactobacilos e aumento de outras bactérias. O desequilíbrio entre os elementos presentes de forma natural na microbiota vaginal provoca mau cheiro, cor cinza e sintomas como a sensação de ardor ao urinar e comichão na vulva e na vagina. Neste caso, o tratamento deve ser realizado sob a orientação de um ginecologista, normalmente, através de medicação de aplicação intravaginal.

Corrimento amarelo

Muitas vezes o corrimento com cor amarela está associado a dor na relação sexual ou sensação de ardor ao urinar. Simultaneamente tem um odor forte e desagradável. A principal causa deste tipo de corrimento que pode ser amarelo ou amarelo-esverdeado é uma infeção sexualmente transmissível, causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Outra infeção possível de causar o corrimento amarelo é a clamídia, também sexualmente transmissível e que, para além do corrimento, pode causar dor e sangramento durante a relação sexual ou fora da menstruação. Uma terceira causa possível é a infeção por gonorreia. Esta infeção sexualmente transmissível é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae e, para além da cor amarela do corrimento, por norma, provoca a inflamação da região genital.

Para tratar estas infeções é necessário que um médico ginecologista identifique o agente infecioso responsável e receite os antibióticos correspondentes.

Corrimento esverdeado

Neste caso, a causa mais frequente é também uma infeção sexualmente transmissível, a tricomoníase. O corrimento com uma cor esverdeada é, geralmente, acompanhado por um mau odor e comichão, e ardor na área genital. Por vezes, a causa associada é a vulvovaginite, ou seja, uma inflamação na vulva e vagina causada por microrganismos.

Corrimento castanho

Na maioria das vezes o corrimento castanho acontece devido à presença de sangue na secreção de muco, o que indica uma alteração uterina com, por exemplo, cancro cervical. Este tipo de sintoma pode ser acompanhado por outros sinais como a perda de peso sem causa aparente, dor e desconforto na zona pélvica e sensação de pressão no fundo da barriga.

Corrimento cor-de-rosa

Quando o corrimento tem uma tonalidade rosa, pode ser um sinal de início de gravidez. Normalmente acontece até 3 dias depois da relação sexual e é causado pela fecundação do óvulo. Outros sinais associados são leves cólicas abdominais que são passageiras.

Corrimento não existente

Para minimizar a presença do corrimento vaginal fisiológico, o chamado corrimento normal, e mais importante, para evitar infeções e doenças vaginais é importante manter uma boa higiene da área genital. A higiene íntima deve ser feita com água corrente e com produtos de higiene (preferencialmente líquidos, hipoalergénicos e com pH ácido), com movimentos que evitem trazer o conteúdo perianal para a região vulvar, uma a três vezes por dia (dependendo do clima, peso da mulher e atividade física). Adicionalmente, um cuidado importante para evitar infeções sexualmente transmissíveis é a utilização de preservativo em todas as relações sexuais.

Se achas que o teu tipo de corrimento pode estar associado a alguma das patologias referidas, consulta o teu médico ginecologista para uma avaliação e respetivo diagnóstico. O corrimento normal, sem cheiro e com um aspeto semelhante à clara de ovo, não é causa para preocupação e costuma ser mais visível alguns dias antes da menstruação.