doar ovulos-portada

6 motivos pelos quais não posso doar óvulos [Infografia]

Muitas de nós estão dispostas a doar óvulos e ajudar outros casais a realizarem o sonho de serem pais. É um gesto que tem tanto de pessoal como de solidário. No IVI Doa damos-te toda a informação que precisas, sem qualquer compromisso de realizares o processo.

Há muitas jovens que querem ajudar e apoiar a doação de óvulos, mas é possível que, por várias razões que agora te explicaremos, infelizmente não possam doar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2010, cerca de 50 milhões de casais no mundo tiveram problemas para ter filhos. De facto, só em Espanha no ano de 2016, 800.000 casais tiveram problemas de fertilidade e cerca de 30% deles solicitaram a doação de óvulos.

Este processo já te tinha chamado a atenção? Se és saudável e tens entre 18 e 35 anos, podes doar óvulos, em princípio. Porém, antes de te voluntariares para te submeteres a um tratamento de doação de óvulos, deves saber quais as razões para que, eventualmente, não possas doar.

1 – Ter mais de 35 anos

Ainda és jovem, estás no auge da vida e, se o teu corpo permitir, podes ser mãe por mais alguns anos. Contudo, para a doação de óvulos, é necessário não exceder os 35 anos de idade. Dos 18 aos 35 anos os óvulos das mulheres são considerados mais férteis e, portanto, também mais propícios a gerar uma gravidez bem-sucedida. São considerados óvulos de muito boa qualidade, algo que se vai perdendo ao longo dos anos.

2- Ter alguma doença

Se tens alguma doença, especialmente crónica, não podes ser uma dadora de óvulos. Certamente sentes-te perfeita e com um tratamento que faz maravilhas, mas deves ter em conta que doar óvulos é um tratamento que afeta o recetor e a saúde do seu futuro bebé. Os óvulos do doador devem pertencer a uma pessoa saudável, tanto física como psicologicamente, para assim poder avançar com o processo de doação.

3- Se tomares contracetivos orais, adesivos ou implantes

A realização de um tratamento de doação de óvulos envolve uma série de condições. Entre elas encontra-se a de não poder tomar contracetivos durante o mês de tratamento. Se não estás disposta a parar de tomar contracetivos, lamentamos, mas não podes ser uma dadora de óvulos. Caso contrário, o tratamento não seria bem-sucedido.

4- Manter relações sexuais durante o tratamento

É outra das condições para te submeteres a uma doação de óvulos e há algumas mulheres que não estão dispostas a interromper a sua vida sexual. Neste caso, não serias uma candidata válida para o processo de doação de óvulos, pois, desde a estimulação ovárica até à punção folicular, não é aconselhável ter relações sexuais. Existem vários riscos, desde gestação múltipla até torção do ovário, entre outros.

5- Ter um IMC alto

Ter um Índice de Massa Corporal (IMC) alto não é bom para a tua saúde. Uma das razões pelas quais não podes doar óvulos se o teu IMC for alto é que este aumenta os riscos de complicações durante o tratamento. Nas clínicas IVI Doa preocupamo-nos com a tua saúde e não queremos que corras quaisquer riscos durante o processo.

Outra razão é a possibilidade do tratamento hormonal a que te submetes não ter o efeito devido, ou que as doses de medicação tenham que ser maiores. Portanto, é recomendável que o teu IMC seja menor que 30, para que possas ser uma dadora de óvulos.

6- Não ter boa saúde psíquica

Falamos sobre a importância de ter boa saúde física para doar óvulos, mas a saúde psíquica também é muito importante. Se sofres de problemas mentais, depressivos ou psíquicos, recomendamos que não te submetas ao processo de doação de óvulos.

Se consideras que não te enquadras nenhum destes casos, parabéns, podes ser uma dadora de óvulos!

 

doar ovulos