Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

dias férteis de uma mulher

Temperatura basal para calcular os dias férteis de uma mulher

A temperatura basal permite calcular a data de ovulação. Como tal, é um método muito útil para conhecer o período fértil e conhecer os melhores dias para conceber. Assim, os casais que estão a tentar engravidar podem utilizar a temperatura basal para calcular os dias férteis de uma mulher.

 

O que é temperatura basal

A temperatura basal, ou temperatura corporal basal (TCB), é a temperatura do corpo medida imediatamente após a pessoa acordar. Para que a temperatura basal seja fidedigna é importante medi-la antes de qualquer atividade física, em jejum e, preferencialmente, antes de sair da cama e ir à casa de banho. A temperatura corporal aumenta conforme exista qualquer tipo de atividade, pelo que a medição deve ser feita todos os dias, à mesma hora e sob as mesmas condições. Por este motivo, de forma a garantir que não existem elementos externos que adulterem a medição, a mesma deve ser feita ainda na cama, logo após acordar.

A medição diária da temperatura basal é uma forma de a mulher conhecer o seu ciclo menstrual e poder prever o dia de ovulação de forma mais precisa, pois existe uma descida de temperatura imediatamente antes da ovulação. Após a mesma, a temperatura sobe entre 0,3 e 0,5 graus Celsius. Note-se que podem existir picos de temperatura aleatórios durante o ciclo, e que estes devem ser ignorados. Nas mulheres cujo ciclo dura mais de 28 dias, é provável que a ovulação ocorra após o 14º dia.

 

Aumento da temperatura basal

A progesterona é a hormona libertada durante a ovulação e é a responsável por aumentar a temperatura corporal. No entanto, não só a ovulação faz aumentar a temperatura do corpo. Uma gripe ou qualquer outra infeção que possa causar febre leva, normalmente, ao aumento da temperatura basal. Por outro lado, um aumento da temperatura na segunda metade do ciclo também pode indicar que a mulher está grávida, principalmente quando este aumento é acompanhado de um atraso menstrual. Isto acontece porque quando existe fecundação do óvulo, o corpo continua a produzir progesterona e, como referido, esta hormona contribui para o aumento da temperatura do corpo.

Adicionalmente, existem dias de medição durante o ciclo que podem não ser confiáveis, pois pequenas ações normais do dia a dia podem alterar um pouco a temperatura corporal. Tomar alguma medicação diferente do habitual, ingerir álcool ou mesmo uma noite mal dormida pode alterar a temperatura corporal.

 

Medição da temperatura basal

Para medir a temperatura basal de forma fiável deve ser usado um termómetro com uma precisão de 0,01 graus Celsius. Deve também ser um termómetro usado exclusivamente para este efeito, pois a medição pode ser feita por via oral, retal ou vaginal.

A forma mais precisa de realizar a medição é por via retal, no entanto, esta também é a forma que provoca maior irritação. Por via vaginal, os valores obtidos também são muito fiáveis, se não existir qualquer tipo de infeção vaginal. De uma forma geral, é aconselhada a mediação pela vagina. Se optares pela medição por via oral, deves colocar o termómetro na boca, debaixo da língua, durante 5 minutos. Se optares pela via vaginal ou retal, deves esperar pelo menos 7 minutos.

Começa a medir a temperatura no primeiro dia de menstruação e marca-a num gráfico. Tens de fazer um gráfico para cada ciclo, para que os possas comparar. É importante medir a temperatura durante alguns meses para uma leitura fidedigna. Para fazer o gráfico pode-se usar uma folha quadriculada, uma folha de cálculo em Excel ou comprar um gráfico de registo de temperatura na farmácia. Também é possível encontrar modelos disponíveis online para descarregar e imprimir em casa, ou podes descarregar uma aplicação para o teu telemóvel. Qualquer que seja o tipo de gráfico selecionado, o dia 1 do gráfico é o primeiro dia da menstruação e não o dia 1 do mês de calendário.

 

Temperatura basal normal

Identificar e conhecer a temperatura corporal normal é imprescindível para ler corretamente os gráficos e daí tirar ilações. Durante o ciclo menstrual existem duas fases distintas, às quais correspondem diferentes atividades hormonais e, consequentemente, diferentes temperaturas do corpo.

Na fase pré-ovulatória ou fase folicular, a primeira fase, a temperatura do corpo está a um nível mais baixo, entre 36,5 ºC e 36,8 ºC. Na fase seguinte, fase pós-ovulatória ou fase lútea, a temperatura do corpo é mais alta, sendo superior a 37 ºC.

A fase pós-ovulatória dura cerca de 14 dias e termina um pouco antes da chegada da menstruação, a par de uma redução da temperatura. Um ciclo menstrual regular dura cerca de 28 dias e o aumento de temperatura ocorre entre o 14º e o 16º dia. Os dias imediatamente antes correspondem ao período fecundo. Ou seja, os dias férteis de uma mulher coincidem com o dia da ovulação (dia em que o corpo liberta um óvulo que pode ser fecundado) e com os dois dias anteriores. Se, num determinado mês, existir demasiada variação da temperatura ao longo do ciclo significa que nesse mês não houve ovulação.

 

Tentar engravidar

Se a mulher estiver a tentar engravidar, deve ter relações sexuais dia sim, dia não, após ter determinado o seu período fértil. Os dias em que a probabilidade de conseguir engravidar é maior resultam da conjugação de dois fatores. Por um lado, o período fértil, ou seja, a data da ovulação e o tempo de vida do óvulo. Após a libertação do folículo nos ovários, o óvulo pode sobreviver até 24 horas. Por outro lado, depende do tempo de vida dos espermatozoides. Se o parceiro tiver um esperma saudável, os seus espermatozoides podem sobreviver até 7 dias no interior do corpo da mulher, após a ejaculação, quando as condições são favoráveis.

 

A temperatura basal é assim, um método que cada mulher pode usar para conhecer melhor o seu ciclo menstrual e o seu período fértil. É importante lembrar, no entanto, que existem vários fatores que podem afetar a boa leitura da temperatura, como por exemplo se a mulher não dormir pelo menos 3 horas de sono consecutivo após ter relações sexuais. Se estás a tentar engravidar sem êxito, consulta um especialista para obter um diagnóstico personalizado.