Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

la doar óvulos com sobrepeso

Doar óvulos tendo excesso de peso. Posso?

Quando uma mulher considera a possibilidade de se tornar uma dadora de óvulos, há muitas dúvidas e perguntas que precisam de ser resolvidas antes de decidir embarcar nessa emocionante aventura.
Uma das dúvidas mais frequentes que as futuras dadoras expõem é precisamente se é possível doar óvulos quando estão acima do peso ou com um IMC (Índice de Massa Corporal) um pouco mais alto do que o estabelecido para sua altura e idade.

Nesse sentido, o ideal, e o que se procura em todas as clínicas de procriação medicamente assistida onde são realizadas doações, é que a saúde do doador seja a melhor possível e, claro, o peso é um dos fatores que determinam se uma pessoa está bem de saúde.

Mas não se deve esquecer, porém, que o excesso de peso é uma realidade que ocorre cada vez com mais frequência nos países desenvolvidos. Além disso, o excesso de peso é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença que nos atinge, não só no plano físico, mas também no plano psicológico e mental.
E temos de considerar que uma pessoa com excesso de peso tem mais possibilidades de ser afetada com doenças relacionadas com essa condição, como diabetes, doenças coronárias, acidentes vasculares cerebrais, e até certos tipos de cancro, como o do cólon ou pâncreas, aumentam.

doar óvulos com sobrepeso

Sobrepeso e fertilidade

Além dessas doenças que afetam o organismo no geral, não se deve esquecer que o excesso de peso também tem consequências diretas na fertilidade. E os dados confirmam isso, já que cerca de 30% das mulheres com sobrepeso têm óbvias dificuldades em engravidar.
Por isso, qualquer mulher com índice de massa corporal superior a 30 tem o direito de ser informada pelo médico que tem maior dificuldade de engravidar, além dos riscos potenciais da gravidez.

Doação de óvulos com excesso de peso

No entanto, a legislação atual não estabelece nada contra mulheres com índice de massa corporal acima de 30 se tornarem doadoras de óvulos. Se desejas tornar-te dadora de óvulos e estás com excesso de peso, lembra-te que esse limite de IMC foi estabelecido, principalmente, por motivos médicos e de saúde. E, como vimos, pode causar certos riscos e complicações assim que se inicie o processo de doação de óvulos e, principalmente, na hora de extrair os óvulos na sala de cirurgia.

Portanto, e como regra geral, a todas as dadoras é-lhes recomendado manterem um peso saudável, ou seja, um IMC abaixo do valor 30.

Portanto, se tens muito interesse em como doar óvulos e atualmente possuis um IMC maior que 30, a nossa recomendação é que faças os possíveis para diminuir esses valores.
O combate à obesidade faz-se mudando para hábitos de vida mais saudáveis, com uma alimentação equilibrada, com baixo teor de gorduras e açúcares, e também com prática de exercício físico regular.