Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

dias-férteis-portada

Os dias mais férteis da mulher

O tema dos dias mais férteis da mulher é uma das informações de maior interesse para a grande maioria das mulheres que estejam em condições de fecundar.

É claro que, muitas das vezes, utilizam esta estratégia com base no calendário para aumentarem as possibilidades de se tornarem mães. Mas também não podemos esquecer que faz parte de um cálculo que costuma ser argumentado como pequeno truque para conseguir exatamente o contrário, ou seja, desfrutarem das suas relações sexuais sem o obetivo da procriação.

No entanto, deve ser empregue o máximo cuidado na aplicação deste sistema, porque nem sempre resulta. Isso acontece frequentemente e certas mulheres que seguiram esta linha de atuação para não engravidarem tiveram algumas surpresas. A partir deste cenário, que há já muitos anos é do interesse das mulheres mais jovens e adultas, existem muitas curiosidades que as poderão surpreender. Ou, pelo menos, que as possam fazer refletir na regulação do seu ciclo ovárico.

As curiosidades mais célebres sobre os dias mais férteis

Ciclo menstrual

Qualquer mulher que leia livros de medicina saberá que o ciclo menstrual tem uma duração média que ronda os 28 dias. Mas isto não quer dizer necessariamente que esses dias se cumpram em todos os casos. Pelo contrário, é, até certo ponto, normal, que em muitas mulheres inclusive ele se prolongue por mais de 35 dias. Não é comum, mas certamente existem exemplos de mulheres que passaram por esta situação.

Os dias centrais deste ciclo são os mais férteis, mas não podem ser tomados como base para se efetuar um planeamento familiar correto. Especialmente, porque a sua duração não está definida com exatidão. Em alguns casos, é maior e noutros, é menor, embora seja certo que a sua oscilação seja realmente mínima.

Apenas é necessário ser mulher para comprovar que isto não é realmente assim. Parte-se do princípio de que esta situação não acontece com todos os períodos. Especialmente, no caso de mulheres que apresentem desequilíbrios hormonais.

dias férteis

Como me afetam as relações sexuais?

Manter relações sexuais antes da ovulação não é sinónimo de não poder ter descendência. Não é em vão que os espermatozóides se caracterizam por permanecerem vivos no corpo da mulher por um período que pode chegar aos três dias.

Efetuar um controlo precoce do ciclo ovárico ajudará as mulheres a conhecer melhor este processo que afeta a sua fertilidade. Mas não constitui uma fiabilidade total ao ponto de ser adotado como sistema anticoncecional seguro. Existem outros métodos muito mais fiáveis, que permitem que o casal desfrute mais intensamente das relações sexuais.

  • A temperatura basal é um dos principais sinais de que as mulheres dispõem para saberem se estão próximo do seu ciclo menstrual. Porque, efetivamente, costuma indicar alterações que comprovam que este processo se vai desencadear. Quando se inicia a ovulação, a temperatura aumenta algumas décimas. Não é por acaso que se trata de um dos sintomas mais relevantes deste acontecimento orgânico.

E, por último, convém recordar que ter relações sexuais nos períodos de maior fertilidade não garante de forma alguma engravidar. Pode até criar problemas de ansiedade e mesmo uma certa frustração, caso não se alcance o objetivo pretendido