doar ovulos com ovarios poliquisticos

Posso doar óvulos com ovários poliquísticos?

Para ser dadora de óvulos é obrigatório cumprir uma série de requisitos e, nesse sentido, a qualidade dos ovócitos é um dos aspetos fundamentais que qualquer dadora deve ter. Vamos contar-te se podes doar óvulos com ovários poliquísticos.

O que é o síndrome dos ovários poliquísticos?

O síndrome dos ovários poliquísticos (também conhecido como SOP) é um distúrbio metabólico endócrino que afeta cerca de 10% das mulheres. É, portanto, considerado um distúrbio bastante comum entre a população feminina.

O que acontece durante a ovulação?

Nos ovários poliquísticos, o que acontece é que, durante o ciclo da mulher, em vez de ter um óvulo predominante, vários deles tentam crescer e amadurecer, sem o conseguirem concretizar. Quando é realizado um ultra-som a um ovário poliquístico, o ovário parece ter uma série de quistos no interior, daí o nome de ovário poliquístico, mas nada mais são do que óvulos que ainda não se desenvolveram completamente, sem que tragam repercussões de maior importância.

Posso engravidar?

Sabe-se que o ovário poliquístico é um dos principais fatores que dificultam a gravidez, pois está associado a alterações hormonais que causam ausência de menstruação e alterações no padrão dos ciclos mensais, incluindo também resistência à insulina ou aumento de peso. Além disso, especialistas dizem que mulheres com SOP podem ter ciclos menstruais anovulatórios.

Estes são ciclos em que, ao contrário do que ocorre num ciclo normal, nenhum óvulo amadurece o suficiente e deixa o ovário. Daí chamar-se anovulatório, porque não há ovulação.

    Queres doar óvulos?







    Posso doar óvulos com ovários poliquísticos?

    Se desejas doar óvulos com ovários poliquísticos, fica a saber que a SOP não é uma causa de exclusão para mulheres que desejam ser dadoras de óvulos, porque não é uma doença que afete diretamente a qualidade dos óvulos doados. Podes sentir-te orgulhosa e gritar: eu doo óvulos!

    posso doar ovulos com ovarios poliquisticos

    É seguro doar óvulos se eu tiver ovários poliquísticos?

    As dadoras de óvulos devem ser submetidas a um tratamento de estimulação hormonal para a remoção subsequente dos seus óvulos, através de uma punção ovárica. Nesse caso, as mulheres com SOP correm maior risco de ter uma resposta exagerada ao tratamento de estimulação, portanto, é necessário que um especialista reveja e controle as doses do medicamento administrado, além de monitorizar periodicamente o crescimento folicular dos ovários da dadora, através de ultrassom.

    No entanto, se esses controlos forem seguidos, a doação de óvulos com ovários poliquísticos é um processo completamente seguro para todas as mulheres com essa condição. Portanto, não há problema em ser uma dadora de óvulos, mesmo que tenhas SOP.

    Mas lembra-te de que, para seres dadora de óvulos com ovários poliquísticos, é importante ir obedecer a uma série de requisitos, como ser uma mulher entre os 18 e os 35 anos de idade.

    Como é o processo de doação de óvulos?

    As dadoras passam por uma série de exames e testes para garantir que cumprem os critérios em relação à saúde psicofísica, história e genética da família, etc. Além de haver limites de idade, há também um limite máximo de 6 crianças, incluindo as próprias, ou seja, aquelas que a dadora possui naturalmente, além das nascidas como resultado de doações. Isso serve para garantir o bem-estar da dadora e evitar a consanguinidade entre os descendentes.

    Se desejas doar óvulos com ovários poliquísticos, podes realizar o teu desejo e contribuir dessa maneira para que outras mulheres possam ser mães. No IVI Doa, recomendamos que visites o teu ginecologista uma vez por ano e, se preferires, podes vir à nossa clínica fazer uma revisão completa.