Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

vaginismo

É normal ficar com a vagina apertada na hora do sexo?

O vaginismo é uma contração involuntária da vagina. As mulheres podem sentir desconforto ou dor no início do sexo, ao inserir um tampão ou ao fazer um exame pélvico. O vaginismo pode tornar a relação sexual dolorosa (dispareunia). Os exercícios de Kegel, dilatadores vaginais e a terapia cognitivo-comportamental podem ajudar a relaxar os músculos e interromper os espasmos. De seguida, contamos-te tudo o que precisas de saber sobre o vaginismo.

O que é o vaginismo?

O vaginismo é a tensão ou contração involuntária dos músculos ao redor da vagina. A vagina faz parte do sistema reprodutor feminino e liga a parte inferior do útero (colo do útero) à parte externa do corpo. Os espasmos musculares não intencionais ocorrem quando algo, um pénis, dedo, tampão ou instrumento médico, tenta penetrar na vagina. Os espasmos podem ser levemente desconfortáveis ​​ou muito dolorosos.

 

Quem pode ter vaginismo?

Os sintomas do vaginismo podem aparecer durante o final da adolescência ou no início da idade adulta, quando a mulher inicia a sua vida sexual. A condição também pode ocorrer na primeira vez que uma pessoa tenta inserir um tampão ou faz um exame pélvico no consultório de um profissional de saúde. Algumas mulheres desenvolvem vaginismo mais tarde na vida. Isto pode acontecer depois de anos sem problemas. Espasmos ou desconforto podem ocorrer sempre que houver penetração vaginal, ou podem existir apenas em determinados momentos, como durante o sexo ou exames pélvicos.

 

Causas do vaginismo

Os especialistas em saúde não sabem o que causa o vaginismo em algumas mulheres. O vaginismo pode causar problemas físicos, psicológicos e sexuais. Algumas condições como infeções da bexiga, infeções do trato urinário e infeções fúngicas podem piorar a dor do vaginismo.

Os fatores que podem contribuir para o vaginismo incluem:

  • Transtornos de ansiedade
  • Lesões no parto
  • Cirurgia prévia
  • Medo de sexo ou sentimentos negativos sobre o sexo
  • Algumas condições podem causar sintomas semelhantes ao vaginismo:
  • Atrofia vaginal: A falta de estrogénio após a menopausa torna o revestimento da vagina mais fino e seco (atrofia vaginal).
  • Vulvodínia ou vestibulite vulvar: esta condição causa sexo doloroso (dispareunia). As pessoas podem sentir dor desde a penetração inicial e durante toda a experiência.

 

Sintomas do vaginismo

Os sinais de vaginismo incluem:

  • Desconforto ou dor durante a penetração vaginal.
  • Incapacidade de fazer sexo ou fazer um exame pélvico, devido a espasmos musculares vaginais ou dor.
  • Relações sexuais dolorosas.

 

Diagnóstico

Para realizar o diagnóstico, o médico deve questionar a paciente sobre os sintomas e o seu histórico médico e sexual. Um exame pélvico pode ajudar a descartar outros problemas ou confirmar a presença de espasmos musculares. Para realizar o exame, o médico pode aplicar um creme anestésico tópico na parte externa da vagina antes do exame para tornar o processo mais confortável.

 

Consultar um médico

As mulheres devem consultar um ginecologista se identificarem algum dos seguintes sinais:

  • Irritação ou comichão genital.
  • Relações sexuais dolorosas.
  • Dor ao urinar (disúria).
  • Corrimento vaginal incomum ou com um odor forte.
  • Vermelhidão vaginal, dor ou inchaço.

 

Tratamento

Os tratamentos de vaginismo concentram-se na redução do reflexo dos músculos que os faz ficar tensos. Os tratamentos também abordam ansiedades ou medos que contribuem para o vaginismo. Um médico especialista pode recomendar um ou mais destes tratamentos:

  • Terapia tópica: Lidocaína tópica ou cremes compostos podem ajudar com a dor associada a essa condição.
  • Fisioterapia do pavimento pélvico: Um fisioterapeuta ensina como relaxar os músculos do pavimento pélvico.
  • Terapia com dilatadores vaginais: Os dilatadores vaginais são dispositivos em forma de tubo que vêm em vários tamanhos. O objetivo principal é esticar a vagina. As mulheres com vaginismo usam dilatadores para se sentirem mais confortáveis ​​e menos sensíveis à penetração vaginal. O médico pode recomendar primeiro a aplicação de um creme anestésico tópico na parte externa da vagina para facilitar a inserção.
  • Terapia cognitivo-comportamental: A terapia pode ajudar a entender como os pensamentos afetam as emoções e comportamentos. É um tratamento eficaz para a ansiedade, depressão e transtorno de stress pós-traumático.
  • Terapia sexual: Terapeutas sexuais treinados trabalham com indivíduos e casais para os ajudar a encontrar prazer novamente nas suas relações sexuais.

Muitas mulheres com vaginismo deixam de sentir dor ou desconforto após o tratamento. Note-se que, para ser bem-sucedido, o tratamento demora tempo e a mulher precisa de ter paciência.

 

Complicações do vaginismo

O vaginismo pode afetar a vida sexual e o relacionamento com o parceiro e, como tal, pode afetar a saúde mental, levando ao aumento da ansiedade. De facto, o vaginismo pode dar origem a desinteresse sexual. Devido às dores que sentem, muitas mulheres evitam ter relações sexuais. A ansiedade que as mulheres com vaginismo sentem quando pensam em ter relações sexuais pode fazer com que o corpo antecipe a dor, fazendo com que a mulher sinta medo. Como reação à antecipação, o corpo contrai automaticamente os músculos vaginais, o que torna as relações sexuais dolorosas e em muitos casos impossibilita a penetração. Quando isto acontece, a dor intensifica-se e o corpo fica condicionado a reagir da mesma forma quando passar pela mesma situação. Isto pode levar a uma situação de trauma, na qual a mulher passa a evitar relações de intimidade e desenvolve falta de desejo sexual. Se a mulher está a tentar engravidar, o vaginismo pode dificultar a conceção.

 

Prevenção

Os especialistas não conhecem as causas pelas quais algumas mulheres desenvolvem vaginismo. Por este motivo, não há nenhuma maneira conhecida de prevenir o vaginismo.  Note-se que a utilização de lubrificantes na relação sexual não previne o vaginismo. A lubrificação é uma parte importante da relação sexual. Sem a lubrificação, a pele dos lábios e da vagina pode ficar irritada. Embora a lubrificação vaginal geralmente ocorra naturalmente durante a excitação feminina, algumas mulheres não produzem lubrificante natural suficiente. Neste caso, a mulher deve usar um lubrificante artificial para reduzir o atrito e aumentar o prazer. No entanto, a utilização de um lubrificante não evita a contração muscular provocada pelo vaginismo.

 

Um pavimento pélvico saudável é extremamente importante. A musculatura do pavimento pélvico feminino é extremamente importante para a qualidade de vida da mulher e pode afetar o teu bem-estar físico e psicológico. Um pavimento pélvico debilitado pode originar incontinência urinária, dores lombares, desconforto e disfunções sexuais. Muitos problemas, incluindo o vaginismo, podem causar relações sexuais dolorosas. Quase todos esses problemas são tratáveis. Muitas pessoas sentem melhorias significativas nas suas vidas sexuais e na sua saúde mental após os tratamentos.